Implementação do Protocolo Único em todos os órgãos do Governo do Estado de São Paulo

A implementação de um Sistema de Protocolo Único na administração estadual decorre de uma política pública de gestão documental na qual o desenvolvimento de um sistema eletrônico (o que denominamos simplesmente de "protocolo único"), é apenas uma ferramenta. Nesse sentido, o Grupo Técnico tem como finalidade produzir e consolidar um conhecimento sobre uma área também técnica - a arquivística. Esse trabalho demanda, também, assim como a área de TI, um aporte de recursos humanos e financeiros. Por isso, o Grupo Técnico definiu um cronograma que considera também os prazos e necessidades da área técnica arquivística e não somente de tecnologia da informação. No entanto, é preciso considerar que não há, em tese, incompatibilidade entre: 1. definir todos os pré-requisitos do Sistema; 2. desenvolver o Sistema (em fases); 3. desenvolver todas aquelas atividades previstas no Plano de Trabalho. Ou seja, a geração de todos os subprodutos previstos nas atividades do Plano de Trabalho não é condição necessária para o início do desenvolvimento do Sistema (fase 1).

O sistema representa um desdobramento desejável e necessário ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Arquivo do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo instituído pelo Decreto n.º 22.789/84, de elaboração de instrumentos arquivísticos de gestão documental tais como os Planos de Classificação e as Tabelas de Temporalidade de Documentos.

Nesse sentido, as modernas tecnologias da informação serão incorporadas, de forma inovadora, como plataformas para a implantação de política pública de gestão arquivística de documentos e de informações na administração estadual. O desenvolvimento do sistema, portanto, deverá observar os requisitos oficiais definidos pelo Decreto n.º 48.898, de 27 de agosto de 2004 que oficializou o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades Meio.

O Plano de Classificação permite classificar os documentos produzidos, recebidos ou acumulados pelos órgãos, entidades e empresas da Administração Estadual no exercício de suas funções, subfunções e atividades. Dessa forma, torna-se possível à recuperação do contexto original da produção documental ao relacionar cada tipo de documento à função, subfunção e atividade, responsável por sua produção. A Tabela de Temporalidade é o instrumento fundamental para que se definam os prazos de guarda, de acordo com a legislação vigente e respeitando-se as demandas da administração, e para que se dê cumprimento à destinação dos documentos produzidos pelo Governo do Estado de São Paulo no exercício de suas funções, subfunções e atividades.

O escopo inicial do sistema de protocolo único deverá prever, portanto, os seguintes pontos básicos:

Ø classificação de documentos por meio de códigos padronizados definidos no Plano de Classificação de Documentos (indicação das funções, subfunções e atividades geradoras dos documentos);

Ø indicação de prazos de guarda de documentos;

Ø indicação da destinação final de cada tipo documental (eliminação ou guarda permanente);

Ø controle de vocabulário (definição de descritores ou palavras-chave) visando a construção de uma linguagem normalizada que permita uma comunicação eficaz;

Ø gestão integral de documentos (controle de documentos na suas fases corrente, intermediária, permanente);

Ø controle da tramitação dos documentos (identificação das instâncias de decisão) permitindo sua rápida localização e acesso;

Ø intercâmbio de documentos e informações em tempo real à produção e tramitação;

Ø definição de categorias de sigilo e acesso aos documentos públicos estaduais (estabelecimento de senhas de acesso aos documentos e informações).

Ao utilizar a gestão arquivística de documentos como plataforma, o Sistema de Protocolo Único apontará, de forma inédita, novas perspectivas para a implantação de política pública de gestão documental no Estado de São Paulo. Ao tornar efetivos a transparência administrativa e o direito de acesso pleno dos cidadãos às ações do governo, o sistema representa um salto de qualidade nos esforços envidados até o momento nessa mesma direção.

Além de possibilitar uma gama ampla e sofisticada de serviços no futuro, a gestão arquivística de documentos realizada por meio do Sistema de Protocolo Único poderá prever a padronização de formulários e consultas públicas pela Internet. O sistema será concebido a partir de princípios e técnicas arquivísticas (respeito aos fundos, classificação pela função, subfunção e atividade, identificação dos tipos documentais, controle do vocabulário, definição de prazos de guarda, destinação, critérios de acesso/sigilo), que nunca foram utilizados na elaboração de sistemas eletrônicos de controle de documentos na administração estadual paulista.

O sistema atingirá tanto o público interno – os agentes públicos – quanto o público externo – os cidadãos, que terão disponíveis informações consistentes e confiáveis sobre os atos e ações do governo, consubstanciados nos seus respectivos registros: os documentos de arquivo. O sistema permitirá ao Governo do Estado exercer pleno controle e fiscalização das funções, subfunções e atividades que executa, acessando informações consistentes e confiáveis (dotadas de "rastreabilidade") que abastecerão as bases de dados, a partir de documentos identificados, classificados, avaliados, descritos e controlados (fluxo padronizado).

Nesses termos, com a execução das atividades previstas no Plano de Trabalho, o Sistema poderá oferecer as seguintes soluções:

Ø controle do documento em todas as fases (corrente, intermediária e permanente);

Ø arquivamento por tipo documental que permita a posterior destinação dos documentos;

Ø produção e recuperação de informações consistentes e confiáveis;

Ø eliminação dos documentos cujos valores já se esgotaram sem nenhum prejuízo para a administração e a sociedade;

Ø preservação de documentos que encerram valor probatório e informativo, importantes para a garantia de direitos e a preservação da memória;

Ø classificação dos documentos a partir de códigos e denominação padronizados em toda a administração estadual;

Ø arquivamento dos tipos documentais de acordo com sua classificação e temporalidade e não na ordem seqüencial da produção;

Ø o prazo de guarda do documento e a sua destinação – se pode ser eliminado ou se deve ser preservado - serão informados pelo sistema no momento da produção e autuação do documento;

Ø controle de todos os documentos e expedientes que não se transformam em processos e que, muitas vezes, são relegados pela administração;

Ø adoção de um mesmo fluxo documental para a mesma ação administrativa, qualquer que seja o órgão e nível hierárquico em que ocorra;

Ø estabelecimento de níveis de acesso às informações contidas nos diferentes documentos, de acordo com as instâncias da tramitação, a fase do ciclo vital e o grau de sigilo;

Ø garantia de consulta plena pelos administradores e pelos cidadãos aos documentos gerados pelo serviço público estadual, ressalvadas as restrições de acesso definidas em lei;

Ø imediato cumprimento das disposições referentes à temporalidade de cada tipo documental (eliminação, transferência e recolhimento) a fim de evitar guardas desnecessárias e acumulações inúteis e de impedir a destruição de documentos de valor permanente.

O sistema comportará, ainda, a inclusão de funções que levem em conta a geração progressiva de documentos eletrônicos, a implantação de processos de digitalização de documentos, a certificação digital e o acesso público de informações por meio da Internet:

Ø integração de todos os órgãos num único Sistema: intercâmbio de informações e transparência administrativa;

Ø acompanhando a classificação, pode-se planejar a numeração seqüencial única dos documentos do Governo Estadual;

Ø criação de fórmulas e padrões homogêneos para o registro dos atos administrativos (normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos), em suporte eletrônico ou papel, tanto nas áreas-meio como nas áreas-fim dos órgãos,

entidades e empresas da administração estadual;

Ø geração progressiva de documentos eletrônicos, desde que revestidos de valor jurídico e resguardada a sua segurança, de forma a:

Ø proporcionar acesso ao conteúdo integral de cada documento;

Ø evitar a digitalização, a posteriori, de informações registradas em suporte- papel;

Ø permitir a racionalização e fluidez da informação e a economia de espaço;

Ø agilizar as disposições de avaliação, com a supressão programada dos registros de valor temporário e a impressão automática (em papéis e tintas de qualidade arquivística) dos registros de valor permanente.

O resgate do conceito e da gestão do Documento Público

O Documento Público ganha relevância, após os esforços do Arquivo do Estado de São Paulo, em 8 de abril de 2004, com a instituição de Grupo Técnico para executar o planejamento e a estratégia visando implantação do Protocolo Único em todos os órgãos do Governo do Estado de São Paulo. Em novembro de 2004, o Grupo Técnico apresentou recomendações para a constituição de um grupo permanente de "Gestão do Protocolo Único" uma vez que se trata de atividades contínuas, sistemáticas e ininterruptas e não a instituição de um sistema informatizado. Havia de se resgatar o conceito de Documento, e no caso, de Documento Público, e era necessário aprofundar os estudos de forma a serem criadas condições para uma revitalização organizacional para depois se implantar um sistema de informatização, complexo pela abrangência e pela responsabilidade a ser assumida por todos os escalões do Governo. Em 25 de fevereiro de 2005 instituiu-se Grupo Técnico para a implementação do Protocolo Único da Administração Direta do Estado, com a possibilidade de ser extensivo, mediante solicitação aos demais órgãos do Governo Paulista.

Pretende-se promover a comunicação administrativa e a integração entre Órgãos da Administração Direta do Estado por meio da visualização dos dados identificadores, acompanhamento, tramitação, arquivamento e destinação de documentos, assegurando condições de conservação, proteção e acesso ao patrimônio documental, provendo acesso à sociedade da tramitação dos processos de seu interesse.

O desenvolvimento e implementação de um Sistema de Protocolo Único têm um alcance e abrangência muito maior do que se percebe num primeiro momento. Para se padronizar as rotinas e procedimentos do protocolo e torna-las universais para todos os órgãos da administração estadual, torna-se indispensável à execução de inúmeras atividades paralelas, conforme o Plano de Trabalho e que criam condições para substituir progressivamente os sistemas de protocolo atualmente utilizados pelos órgãos, entidades e empresas da administração pública estadual, que controlam de forma restrita apenas a autuação e o trâmite dos documentos durante sua vigência (idade corrente), por um sistema eletrônico que garanta o controle dos documentos durante todo o seu ciclo de vida (idade corrente, idade intermediária e idade permanente), incorpore seus prazos de guarda em decorrência de sua vigência, prescrição e precaução e indique sua destinação final, autorizando sua eliminação ou determinando sua guarda definitiva.

O Sistema de Protocolo Único, em desenvolvimento, atuará como um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos e informações, pois contará com a padronização de procedimentos técnicos relativos à classificação, autuação, tramitação, arquivamento, acesso e uso dos documentos e das informações no âmbito da administração pública do Estado de São Paulo. O seu desenvolvimento é de caráter interdisciplinar, pois exige profissionais das áreas de arquivística e de tecnologias da informação.

O sistema é condição para assegurar a recuperação de informações que instruam o processo decisório e as estratégias de governo, bem como atendam às demandas do cidadão, imprimindo maior racionalidade e melhor qualidade aos serviços públicos e agregando à administração dos documentos maior agilidade no acesso, redução de custos para guarda e otimização de espaços.

Quadro I – Atividades do Projeto de Implementação do Protocolo Único para todos os órgãos do Governo do Estado de São Paulo

DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade zero
ATIVIDADE 1 – início em maio/2005 - fim em junho/2005
Definição dos códigos dos órgãos produtores e a numeração das funções das Atividades-Fim

Objetivos: Completar os códigos de classificação dos documentos identificados nas Tabelas de Temporalidade
Ações

  • 1. Estudar e definir qual a melhor forma de atribuir códigos aos órgãos produtores e às funções
    das Atividades-Fim;
    2. Incorporar no Sistema de Protocolo Único.
  • ATIVIDADES-MEIO
    Prioridade 1
    ATIVIDADE 15 – início em maio/2005 - fim em julho/2005
    Publicação (em formato de livro) do Plano de Classificação e da Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio oficializados pelo Decreto nº 48.898/2004
    Objetivos: Disponibilizar em todas as unidades de Protocolo e Arquivo da Administração Estadual o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio oficializados pelo Decreto nº 48.898/2004

    Ações

    1. Elaborar projeto solicitando a publicação, com tiragem de 4.000 exemplares;
    2. Encaminhar o processo à Casa Civil;
    3. Elaborar e rever os textos técnicos introdutórios;
    4. Encaminhar à gráfica para publicação;
    5. Distribuir os exemplares aos órgãos da Administração Estadual.

    DEFINIÇÃO DE NORMAS
    Prioridade 2
    ATIVIDADE 2 - início em maio/2005 - fim em agosto/2005
    Revisão do Glossário de termos utilizados nas unidades de Protocolo e Arquivo a ser adotado pelos órgãos da Administração Pública Estadual
    Objetivos: Elaborar um Glossário de termos técnicos, com vistas a explicar e padronizar a linguagem e os conceitos que serão utilizados nas atividades de Protocolo e Arquivo da Administração Estadual.

      Executores: SAESP, PRODESP, Grupo Técnico e CADAs
      Ações

      1. Revisar o instrumento elaborado pelo SAESP e apresentado ao Grupo Técnico, conforme
      Relatório do Grupo Técnico de novembro de 2004;
      2. Incluir no Glossário termos técnicos referentes aos documentos digitais (ver trabalho do
      Conselho Nacional de Arquivos CONRARQ
      3. Encaminhar a versão revista pelo SAESP e pelo Grupo Técnico às CADAs para análise e manisfetação;
      4. Análise e manifestação das CADAs;
      5. Analisar as sugestões encaminhadas pelas CADAs e consolidar a versão final do Glossário;
      6. Submeter a versão final ao Grupo Técnico e solicitar a sua aprovação;
      7. Oficializar o Glossário;
      8. Incorporar o Glossário ao Sistema de Protocolo Único;
      9. Produzir versão eletrônica em cd-rom do Glossário Interativo, com referências diretas aos dispositivos       legais que definem os termos arrolados;
      10. Reproduzir o cd-rom do Glossário Interativo, tiragem de 100 (um para cada CADA);
      11. Reproduzir o cd-rom do Glossário Interativo, tiragem de 100 (um para cada CADA);

    REGRAS DE NEGÓCIO
    Prioridade 3
    ATIVIDADE 8 - início em maio/2005 - fim em setembro/2005
    Análise e definição dos requisitos que deverão constar do Sistema de Protocolo Único

    Objetivos: Definir os requisitos necessários para o desenvolvimento do Sistema de Protocolo Único
    Ações
    1. Pesquisar outros Sistemas de Protocolo Eletrônico, baseados em gestão arquivística de Documentos, já existentes em outros órgãos ou disponíveis no mercado, para fornecer subsídios quanto às regras de negócio para a definição de requisitos do Sistema de Protocolo Único;
    2. Analisar o sistema de protocolo Gestão de Documentos - GDOC da Secretaria da Fazenda para
    Aproveitamento/ transferência de requisitos para o Sistema de Protocolo Único;
    3. Acompanhar a formulação de normas e definição de requisitos de funcionamento e uso do
    Sistema de Protocolo Eletrônico do Estado;
    4. Definir o escopo geral do Projeto do Sistema de Protocolo Único;
    5. Definir as grandes etapas de desenvolvimento do Sistema de Protocolo Único, com suas
    Prioridades;
    6. Estudar o impacto da incorporação dos instrumentos de gestão de documentos (elaborados na 1ª etapa) na 2ª etapa do desenvolvimento do Sistema.
    Executores

    ATIVIDADES-FIM
    Prioridade 4
    ATIVIDADE 20 – início em maio/2005 –f im em setembro/2005
    Treinamento das CADAs para a elaboração de Planos de Classificação e de Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim da Administração Estadual

    Objetivos: Atender às determinações do artigo 6º do Decreto nº 22.789/84
    Ações

    1. Preparar o treinamento;
    2. Definir o cronograma de treinamentos;
    3. Encaminhar ofício aos órgãos e entidades convocando as CADAs para o Treinamento;
    4. Aplicar o Treinamento.

    ATIVIDADES-MEIO
    Prioridade 5
    ATIVIDADE 16 - início em maio/2005 - fim em novembro/2005
    Definição dos níveis de acesso e categorias de sigilo para os documentos das Atividades-Meio
    Objetivos: Atender às determinações da Lei Federal nº 8.159/1991, do Decreto Federal nº 2.134/ 1997 e do Decreto Federal nº 4.553/2002

    Ações

    1. Instituir Grupo Especial;
    2. Elaborar estudo contendo análise do grau de sigilo de cada um dos 800 tipos documentais que
    compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Meio.
    3. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    4. Oficializar o trabalho, por meio de decreto ;
    5. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.
    Executores: Grupo Especial, com membros do Grupo da Desburocratização, das CADAs, de Orçamento e Finanças, de Recursos Humanos e Material e Patrimônio, PGE e SAESP
    SubGrupo 9

    REGRAS DE NEGÓCIO
    Prioridade 6
    ATIVIDADE 9 - início em maio/2005 - fim em dezembro/2005
    Desenvolvimento de metodologia para consolidar as informações de acesso, autenticação e autorização

    Objetivos: Definir controle de acesso ao Sistema e seus recursos
    Ações

    1. Pesquisar e avaliar métodos de cadastro de servidores públicos no Sistema de Protocolo Único;
    2. Normatizar as informações de acesso, autenticação e autorização no Sistema;
    3. Desenvolver/adaptar aplicação para cadastramento de usuários - LDAP.

    DEFINIÇÃO DE NORMAS
    Prioridade 7
    ATIVIDADE 3 - início em maio/2005 - fim em janeiro/2006
    Padronização de formulários, capas de processos e expedientes, folhas de rosto e termos específicos

    Objetivos: Definir os padrões a serem utilizados no Sistema de Protocolo Único
    Ações

    1. Instituir Subgrupo de Trabalho;
    2. Acionar as CADAs para que elas encaminhem ao Subgrupo de Trabalho todos os formulários
    que o seu órgão utiliza;
    3. Elaborar estudo para padronização de formulários, capas dos processos e expedientes, folhas de
    rosto, termos específicos.
    3. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    4. Oficializar o trabalho;
    5. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.

    DEFINIÇÃO DE NORMAS
    Prioridade 8
    ATIVIDADE 4 – início em maio/2005 - fim em maio/2006
    Elaboração de manual de redação de atos oficiais para a Administração Estadual Paulista

    Objetivos
    Padronizar a redação de atos oficiais
    Ações

    1. Instituir Subgrupo de Trabalho;
    2. Pesquisar os manuais de redação de atos oficiais em outras instâncias da administração pública (municipal, estadual, federal);
    3. Estudar os atos oficiais atualmente praticados pela Administração Estadual Paulista;
    4 Redação do manual;
    6. Contratação de revisor;
    7. Oficialização do manual;
    8. Elaborar projeto solicitando a publicação, com tiragem de 4.000 exemplares;
    9. Encaminhar o processo à Casa Civil;
    10. Encaminhar à gráfica para publicação.

    Executores: Subgrupo de Trabalho, com membros da Casa Civil e PGE, Grupo Técnico e Revisor contratado

    ATIVIDADES-MEIO
    Prioridade 9
    ATIVIDADE 17 – Início em junho/2005 - fim em janeiro/2006
    Elaboração de descritores específicos para cada tipo documental constante da Tabela de Temporalidade para a Administração Pública Estadual: Atividades-Meio
    Objetivos
    Realizar estudos que permitam a identificação de palavras-chave ou descritores (controle de vocabulário) para os documentos das Atividades-Meio, indicados no Plano de Classificação e na Tabela de Temporalidade de Documentos, oficializados pelo Decreto n. 48.898/2004 (cerca de 800 tipos documentais)

    Ações

    1. Contratar consultores especializados para identificar os descritores;
    2. Definir a metodologia para identificar os descritores de cada tipo documental;
    3. Mobilizar as CADAs para auxiliar no levantamento de dados e elaboração dos descritores;
    4. Mobilizar especialistas dos sistemas da Administração Pública Estadual para analisar a
    conformidade de seus sistemas com os descritores propostos;
    5. Elaborar os descritores dos documentos das Atividades-Meio;
    6. Apresentar os descritores ao Grupo Técnico;
    7. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
    8. Aprovar os descritores;
    9. Oficializar os descritores;
    10. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-los ao Sistema de Protocolo Único.

    DEFINIÇÃO DE NORMAS
    Prioridade 10
    ATIVIDADE 5 - início em maio/2005 - fim em agosto/2006
    Normalização das competências para cadastro e classificação de documentos no Sistema de Protocolo Único

    Objetivos
    Definir quem terá a competência legal para cadastrar e classificar documentos no Sistema de Protocolo Único
    Executores: Grupo Técnico, PGE, PRODESP e CADAs

    Ações

    1. Identificar, na Estrutura Organizacional do Estado, as unidades de protocolo responsáveis pela Classificação e cadastro de documentos no Sistema;
    2. Analisar o funcionamento dos protocolos;
    3. Levantar, com colaboração das CADAs, a metodologia de protocolo e autuação de cada órgão;
    4. Decidir sobre a centralização ou descentralização das unidades de protocolo;
    5. Submeter à análise jurídica a competência legal de cadastro e classificação de documentos no
    Sistema de Protocolo Único;
    6. Aprovar a competência legal de cadastro e classificação de documentos no Sistema de
    Protocolo Único e definir como esta competência será oficializada no Estado;
    7. Encaminhar aos profissionais de TI a definição de quem terá a competência legal para
    cadastrar e classificar documentos no Sistema de Protocolo Único para que seja definido o perfil do usuário no sistema;
    8. Elaborar norma; 9. Apresentar a Norma ao Grupo Técnico; 10. Avaliar e definir a necessidade
    de revisões e alterações;
    9. Aprovar a Norma e encaminhá-la para a oficialização.

    ATIVIDADES-MEIO
    Prioridade 11
    ATIVIDADE 18 – Início em junho/2005 - fim em agosto/2006
    Estudo do trâmite dos documentos da Administração Pública Estadual: Atividades-Meio (Workflow) (pontos do fluxo, instâncias de decisão)
    Objetivo:Propor um fluxo padronizado para os documentos, bem como controlar a tramitação e permitir a recuperação das informações neles contidas
    Ações:

    1. Criar subgrupo fazer o levantamento de dados e propor a racionalização do trâmite;
    2. Definir a metodologia;
    3. Mobilizar as CADAs para colaborar com o Subgrupo;
    4. Elaborar estudo contendo análise da tramitação de cada um dos 800 tipos documentais que compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Meio;
    5. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    6. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
    7. Aprovar o workflow;
    8. Oficializar o workflow;
    9. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.

    Executores: Subgrupo, coordenado por um consultor que domine as técnicas de workflow e com membros do Grupo da desburocratização, das CADAs, de Orçamento e Finanças, de Recursos Humanos e Material e Patrimônio

    ATIVIDADES-MEIO

    Prioridade 12
    ATIVIDADE 19 – Início em agosto 2005 – Término em agosto 2006
    Identificação dos documentos que integram processos, expedientes e dossiês (Atividades-Meio)
    Objetivos
    Padronizar a produção de processos e expedientes. Com a identificação da produção documental será possível
    Estudar a estrutura formal dos atos escritos de origem governamental, identificar todas as peças documentais
    Necessárias e suficientes, dos pontos de vista legal e administrativo, para a autuação de processos e expedientes

    Ações

    1. Definir a metodologia do trabalho;
    2. Mobilizar as CADAs;
    3. Elaborar estudo contendo análise da produção de cada um dos 800 tipos documentais que compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Meio.
    4. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    5. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
    6. Aprovar o trabalho;
    7. Oficializar o trabalho;
    8. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.

    Executores: Subgrupo, coordenado por um consultor que domine as técnicas de workflow e com membros do Grupo da desburocratização, das CADAs, de Orçamento e Finanças, de Recursos Humanos e Material e Patrimônio

    ATIVIDADES-FIM
    Prioridade 13
    ATIVIDADE 21 – Início em julho 2005 – Término em julho 2006 - depois da atividade 20

    Elaboração de Planos de Classificação e de Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-
    Fim da Administração Estadual (Atividade precedente: 20)
    Objetivos
    Atender às determinações dos arts. 18 e 23 do Decreto nº 48.897/2004
    Ações

    1. Estabelecer cronograma, por resolução da Casa Civil, definindo o prazo para que cada órgão ou entidade elabore o Plano e a Tabela das Atividades-Fim;
    2. Encaminhar ofício por meio do Grupo Técnico aos titulares das pastas e às CADAs, informando o cronograma a ser seguido para elaboração do Plano de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim;
    3. Assessoria do SAESP às CADAs na elaboração dos Planos e Tabelas;
    4. Revisão final dos Planos e Tabelas de cada órgão/entidade pelo SAESP;
    5. Aprovação dos Planos e Tabelas pelo Arquivo do Estado;
    6. Oficialização dos Planos e Tabelas pelos órgãos/entidades.

    DEFINIÇÃO DE NORMAS

    Prioridade 14
    ATIVIDADE 6 –Início em setembro 2005 – Término em setembro de 2006
    Definição de normas para recuperar as informações sobre os documentos de guarda permanente no Sistema de Protocolo Único
    Objetivos
    Garantir que o Sistema de Protocolo Único seja capaz de gerar instrumentos de pesquisa dos documentos considerados de valor permanente

    Ações

    1. Contratar consultoria especializada em descrição arquivística de documentos de guarda permanente;
    2. Descrever os documentos de guarda permanente das Atividades-Meio e Atividades-Fim, em conformidade Com as normas internacional (ISAAD-G) e nacionais (Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, SAESP);
    3. Definir Quais instrumentos de pesquisa, como guias, catálogos, inventários, deverão ser gerados pelo Sistema de Protocolo Único.

    DEFINIÇÃO DE NORMAS
    Prioridade 15
    ATIVIDADE 07 - Início em outubro 2005 – Término em setembro 2006
    Definição de normas para a inclusão de documentos eletrônicos no Sistema de Protocolo Único
    Objetivos

    Garantir a gestão plena dos documentos gerados pela Administração Estadual, independente do suporte de registro das informações, nos termos do Decreto n. 48.897/ 2004, art. 41 e Resolução n. 20 do Conselho Nacional de Arquivos-CONARQ

    Ações

    1. Contratar consultor especializado em gestão arquivística de documentos eletrônicos;
    2. Pesquisar a legislação sobre documentos eletrônicos;
    3. Solicitar diagnóstico à PRODESP sobre os documentos eletrônicos atualmente gerados pela administração estadual (produção, acesso, preservação);
    4. Definir uma política arquivística para os documentos eletrônicos em parceria com os Grupos Técnicos do CQGP, respeitando a legislação específica e o Decreto n. 48.897/ 2004 e Decreto n. 48.898/2004;
    5. Encaminhar para aprovação do Grupo Técnico;
    6. Oficializar a política arquivística para os documentos eletrônicos;
    7. Organizar evento sobre documentos eletrônicos como documento de arquivo, sua preservação e segurança de acesso.

    REGRAS DE NEGÓCIO
    Prioridade 16

    ATIVIDADE 10 – Depois da atividade 8 - Início em outubro 2005 – Término em setembro de 2006

    Elaboração do Sistema de Protocolo Único (Atividade precedente: 8)
    Objetivos
    Desenvolver o Sistema de Protocolo Único - 1ª Etapa
    Ações
    1. Elaborar e desenvolver o Protótipo do Sistema de Protocolo Único em modelo de apresentação PowerPoint;
    2. Validar o protótipo;
    3. Desenvolver a solução para a 1ª Etapa;
    3. Homologar o produto;
    4. Adequar o produto face ao resultado da homologação;
    5. Oficializar o Sistema de Protocolo Único - 1ª Etapa.

    REGRAS DE NEGÓCIO

    Prioridade 17

    ATIVIDADE 11 – depois da atividade 8 - Início em outubro 2005 – Término em setembro 2006

    Definição de fluxos de responsabilidade de suporte técnico e de negócios (Atividade precedente: 8)
    Objetivos
    Definir metodologia, infraestrutura e funcionamento do suporte técnico ao Sistema de Protocolo Único
    Ações
    1. Criar Suporte técnico;
    2. Desenvolver ferramentas para suporte técnico (ajuda online e manuais);
    3. Treinar equipe de suporte ao usuário.

    ATIVIDADES-FIM
    Prioridade 18
    ATIVIDADE 22 – depois da atividade 21 – Início em outubro 2005 – Término em novembro de 2006
    Estudo do trâmite dos documentos da Administração Pública Estadual: Atividades-Fim (Workflow) (pontos
    Do fluxo, instâncias de decisão) (Atividade precedente: 21)
    Objetivos
    Propor um fluxo padronizado para os documentos, bem como controlar a tramitação e permitir a recuperação das informações neles contidas
    Ações

    1. Criar subgrupos para fazer o levantamento de dados e propor a racionalização do tramite;
    2. Definir a metodologia;
    3. Mobilizar as CADAs para colaborar com os Subgrupos;
    4. Elaborar estudo contendo análise da tramitação de cada um tipos documentais que compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Fim;
    5. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    6. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
    7. Aprovar o workflow;
    8. Oficializar o workflow;
     9. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.

    APOIO LOGÍSTICO
    Prioridade 19
    ATIVIDADE 26 – Início em outubro 2005 – Término em julho 2007
    Divulgação do Sistema de Protocolo Único aos Órgãos e Entidades da Administração Estadual
    Objetivos
    Disseminar os conceitos de gestão arquivística de documentos público incorporados ao Sistema de Protocolo Único

    Ações

    1. Definir metodologia para divulgar o do Sistema de Protocolo Único; 2. Elaborar conteúdo programático da divulgação do Sistema de Protocolo Único;
    2. Divulgar o Sistema de Protocolo Único.

    ATIVIDADES-FIM
    Prioridade 20
    ATIVIDADE 23 – depois da atividade 21 – Início em novembro 2005 – Término em novembro 2006
    Identificação dos documentos que integram processos, expedientes e dossiês (Atividades-Fim) (Atividade
    precedente: 21)
    Objetivos
    Padronizar a produção de processos e expedientes. Com a identificação da produção documental será possível estudar a estrutura formal dos atos escritos de origem governamental, identificar todas as peças documentais Necessárias e suficientes, dos pontos de vista legal e administrativo, para a autuação de processos e expedientes

    Ações

    1. Definir a metodologia do trabalho;
    2. Mobilizar as CADAs;
    3. Elaborar estudo contendo análise da produção de cada um dos tipos documentais que compõem as Tabelas de Temporalidade de Documentos: Atividades-Fim;
    4. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    5. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
    6. Aprovar o trabalho;
    7. Oficializar o trabalho;
    8. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.

    ATIVIDADES-FIM
    Prioridade 21
    ATIVIDADE 24 – depois da atividade 21 – Início em dezembro 2005 – Término em dezembro 2006
    Definição dos níveis de acesso e categorias de sigilo para os documentos das Atividades-Fim (Atividade precedente: 21)
    Objetivos
    Atender às determinações da Lei Federal nº 8.159/1991, do Decreto Federal nº 2.134/1997 e do Decreto Federal nº 4.553/2002

    Ações

    1. Instituir Grupos Especiais para analisar o grau de sigilo de cada um dos tipos documentais que compõem as Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Fim;
    2. Elaborar estudo contendo análise do grau de sigilo de cada um dos tipos documentais que compõem as Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Fim;
    3. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
    4. Oficializar o trabalho, por meio de decreto;
    5. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de Protocolo Único.

    INSTRUMENTOS LEGAIS
    Prioridade 22
    ATIVIDADE 13 – Início em janeiro 2006 – Término em setembro 2006
    Reestruturação das unidades que desempenham as funções de Arquivo nas Secretarias de Estado
    Objetivos
    Criar os Arquivos Centrais nas Secretarias de Estado. A definição dos órgãos setoriais do Sistema de Arquivos deverá ser objeto de decretos específicos e recairá em unidade técnica já existente na estrutura organizacional de cada Secretaria de Estado, os termos do Decreto n.º 22.789/84, art. 4.º , inciso III

    Ações

    1. Instituir um Subgrupo de Trabalho para estudar a definição da melhor estratégia para criação dos Arquivos Centrais;
    2. Elaborar e aprovar a minuta de decreto de criação dos Arquivos;
    3. Encaminhar a minuta de decreto aos titulares das pastas.

    INSTRUMENTOS LEGAIS

    Prioridade 23

    ATIVIDADE 14 – Início em janeiro de 2006 – Término em setembro 2006

    Profissionalização do trabalho técnico de protocolo e arquivo: criação do cargo de gestor documental público na Administração Estadual
    Objetivos
    Criar um quadro de pessoal capacitado para trabalhar no arquivo e protocolo, de modo a garantir o funcionamento do Sistema de Protocolo Único e a eficácia da política de gestão documental
    Ações

    1. Instituir um Subgrupo de Trabalho para estudar a criação do cargo e da carreira;
    2. Elaborar justificativa para a criação do cargo e da carreira;
    3. Elaborar e aprovar a minuta de Lei Complementar de criação do cargo de gestor documental público na Administração Estadual.

    APOIO LOGÍSTICO
    Prioridade 24
    ATIVIDADE 27 – Início em janeiro 2006 – Término em dezembro 2006
    Publicação (em formato de livro) de manuais técnicos de gestão documental
    Objetivos
    Disponibilizar às unidades de Protocolo e Arquivo da Administração Estadual manuais técnicos de gestão documental
    Ações

    1. Elaborar e revisar os manuais técnicos de gestão documental;
    2. Elaborar projeto solicitando a publicação, com tiragem de 4.000 exemplares;
    3. Encaminhar o processo à Casa Civil;
    4. Encaminhar à gráfica para publicação;
    5. Distribuir os exemplares aos órgãos da Administração Estadual

    ATIVIDADES-FIM
    Prioridade 25
    ATIVIDADE 25 –depois da atividade 21 – Início em fevereiro 2006 – Término em setembro 2006
    Elaboração de descritores específicos para cada tipo documental constante das Tabelas de Temporalidade
    De Documentos das Atividades-Fim (Atividade precedente: 21)
    Objetivos
    Realizar estudos que permitam a identificação de palavras-chave ou descritores (controle de vocabulário) para os documentos das Atividades-Fim, indicados nos Planos de Classificação e nas Tabelas de Temporalidade de Documentos, que deverão ser elaborados em conformidade com os arts. 18 e 23 do Decreto nº 48.897/2004
    Ações

    1. Contratar consultores especializados para identificar os descritores;
    2. Definir a metodologia para identificar os descritores de cada tipo documental;
    3. Mobilizar as CADAs para auxiliar no levantamento de dados e elaboração dos descritores;
    4. Mobilizar especialistas dos sistemas da Administração Pública Estadual para analisar a conformidade de seus sistemas com os descritores propostos
    5. Elaborar os descritores dos documentos das Atividades-Fim em cada órgão/entidade;
    6. Apresentar os descritores ao Grupo Técnico;
    7. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
    8. Aprovar os descritores;
    9. Oficializar os descritores;
    10. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-los ao Sistema de Protocolo Único.

    REGRAS DE NEGÓCIO
    Prioridade 26
    ATIVIDADE 12 – depois da atividade 10 – Início em março 2006 – Término em julho 2007
    Migração de dados dos sistemas legados dos órgãos que irão compor o Protocolo Único da Administração
    Estadual (Atividade precedente: 10)

    Objetivos: Disponibilizar os dados dos sistemas legados
    Ações
    1. Definir critérios de migração;
    2. Definir o layout das informações de outros sistemas de protocolo existentes a serem migradas para o sistema de protocolo;
    3. Desenvolver e testar as Rotinas de Migração;
    4. Elaborar manual de migração para o novo Sistema de Protocolo Único;

    Estabelecer cronograma de migração de dados dos sistemas legados para o Sistema de Protocolo Único.

    APOIO LOGÍSTICO
    Prioridade 27
    ATIVIDADE 28 – Início em maio 2006 – Término em outubro 2007
    Treinamento à distância voltados para Administração Pública sobre Arquivo, Protocolo e utilização do Sistema de Protocolo Único
                      Objetivos
                      Capacitar os recursos humanos da Administração Pública para utilização do Sistema de Protocolo Único
                      Executores: SAESP, PRODESP, FAZESP e FUNDAP
                      Ações

    1. Definir o conteúdo do Treinamento: módulo I – Conceitual e módulo II – Aplicativo;
    2. Elaborar o manual didático;
    3. Encaminhar o manual didático à Fundação para o Desenvolvimento da Administração Pública – FUNDAP para convertê-lo em material didático próprio para cursos à distância;
    4. Definir o cronograma de treinamento.

    Agnaldo do Carmo Lopes

    Casa Civil

    2193 8090

    Notes

    Alexandre Ferreira Piva

    Economia e Planejamento

    3078 7033

    Notes

    Angelo Lourival Ricchetti

    Casa Civil

    2193 8811

    aricchetti@sp.gov.br

    Cléia Aparecida da Silva

    Segurança-Imesc

    3825 9072

    Notes

    Daniel M. D. Gomes

    Habitação

    3107 0505 r 5117

    Notes

    Dione Luiz dos Santos

    Educação

    3218 2153

    dioneluiz@ig.com.br

    Edenir Pedrini

    Fazenda

    3243 3633

    edpedrini@fazenda.sp.gov.br

    Eduardo F. Rigolão

    Fazenda

    3243 3989

    efrigolao@fazenda.sp.gov.br

    Edvan Pereira de Miranda

    PGE

    3372 6454

    Notes

    Eliana Martinelli

    Arquivo do Estado

    6221 3990

    saesp@sp.gov.br

    Enésio Mangerona

    Fazenda

    enesiomangerona@uol.com.br

    Enio Sazaki

    PRODESP

    2143 4231

    esasaki@fazenda.sp.gov.br

    Geraldo Alves de Carvalho

    PGE

    3372 6467

    Notes

    Hilda Delatorre

    Arquivo do Estado

    6221 3990

    saesp@sp.gov.br

    Ieda Pimenta Bernardes

    Arquivo do Estado

    6221 3990

    Notes

    Irene de Oliveira Toledo

    Agricultura

    Notes

    Isildinha M. Bettoni

    Saúde

    3066 8377

    ibettoni@saude.sp.gov.br

    Ivo Martins Guerra

    Saúde

    3066 8166

    Notes

    João Gilberto Pinheiro

    PRODESP

    3242 7312

    Notes

    José Carlos Figueiredo

    Habitação

    3107 0505 r 5117

    Notes

    Laerte Villela Cortez

    Segurança Pública

    3291 6003

    Notes

    Lizabete Machado Ballesteros

    Segurança Pública

    3291 6760

    Notes

    Luci Rocha Viana

    Educação

    3218 2456

    luci.viana@edunet.sp.gov.br

    Lucia de Almeida Leite

    PGE

    3291 7100

    Notes

    Luiz Carlos de Carvalho Silva

    Casa Civil

    2193 8459

    Notes

    Marcelo Breganhola

    Arquivo do Estado

    6221 3990

    saesp@sp.gov.br

    Maria Aparecida de Brito

    Segurança Pública

    3291 6518

    Notes

    Maria do Carmo Panza

    Agricultura

    5067 0110

    Notes

    Maria Helena Alves

    Segurança Pública/Cultura

    32916686/7256 9327

    Notes

    Maria Isabel de Lima

    Segurança Pública

    3291 6518

    Notes

    Nadia Cristina G. Ferreira

    PRODESP

    3243 4231

    Notes

    Neusa Maria Ramos Tobias

    Educação

    3218 2152

    nmr_tobias@hotmail.com

    Norival Piche

    Casa Civil

    2193 8586

    Notes

    Orlando Justino de Sousa

    Fazenda

    3243 4018

    ojsousa@fazenda.sp.gov.br

    Regina de Fátima Oliveira

    Economia e Planejamento

    3078 7996

    Notes

    Regina Toshiko Sendai Goto

    PRODESP

    3243 4231

    Notes

    Sandra Cavalcante

    Saúde

    3066 8105

    scavalcante@saude.sp.gov.br

    Sueli Aparecida de P. Santos

    Segurança Pública

    3291 6561/6563

    Notes

    Wagner Haak

    Economia e Planejamento

    3168 5544 ramal 309

    Notes

    Wilson Gomes Vaz

    Segurança Pública

    6976 4840/2795-9916 7535

    wgvaz@uol.com.br

    Esta é a equipe do Grupo Técnico que está desenvolvendo as atividades aprovadas pelo CQGP na data deste Relatório.

    Mas cabe lembrar que também estão envolvidos neste projeto todos os membros das Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo, CADA, com cerca de mais de 700 servidores e funcionários públicos. Esse número é expressivo pelo motivo de cada uma das CADAs, é constituída nos mais de 80 órgãos de Governo, compreendendo as Secretarias de Estado, as Autarquias, as Fundações e as Empresas cujo Capital decorre de investimento público na formação de seu patrimônio acionário.

    Para tanto tivemos um evento no Auditório do Palácio "Dr. Ulysses Guimarães" que reuniu mais de 700 pessoas, membros das CADAs, para iniciar o entrosamento entre os membros do GT e a essas comissões, com a palavra da abertura sendo dada ao Dr. Arnaldo Madeira, Secretário Chefe da Casa Civil, com a presença ainda de vários Chefes de Gabinete e servidores do Poder Judiciário.

    Atividades

    %

    Códigos dos órgãos produtores

    100

    Publicação Classificação Temporalidade(Atividades-Meio)

    95

    Treinamento para Classificação e Temporalidade (Atividades-Fim)

    50

    Padronização de formulários, capas de processos...

    35

    Glossário de termos utilizados

    35

    Requisitos do Sistema

    25

    Manual de redação de atos oficiais

    25

    Metodologia acesso, autenticação e autorização

    10

    Descritores para Atividades-Meio

    10

    Trâmite dos documentos (Atividades-Meio)

    5

    Planos Classificação e Temporalidade (Atividades-Fim)

    5

    Definição níveis de acesso e sigilo (Atividades-Meio)

    5

    Definição níveis de acesso e sigilo (Atividades-Fim)

    5

    Competências para cadastro e classificação

    5

    Estas 14 atividades do total de 28 já se iniciaram e completaram o porcentual

    Constante da coluna ao lado das metas estipuladas até o dia 28 de julho de 2005