Implementação do Protocolo Único em todos os órgãos do Governo do Estado de São Paulo
A implementação de um Sistema de Protocolo Único na administração estadual decorre de uma política pública de gestão documental na qual o desenvolvimento de um sistema eletrônico (o que denominamos simplesmente de "protocolo único"), é apenas uma ferramenta. Nesse sentido, o Grupo Técnico tem como finalidade produzir e consolidar um conhecimento sobre uma área também técnica - a arquivística. Esse trabalho demanda, também, assim como a área de TI, um aporte de recursos humanos e financeiros. Por isso, o Grupo Técnico definiu um cronograma que considera também os prazos e necessidades da área técnica arquivística e não somente de tecnologia da informação. No entanto, é preciso considerar que não há, em tese, incompatibilidade entre: 1. definir todos os pré-requisitos do Sistema; 2. desenvolver o Sistema (em fases); 3. desenvolver todas aquelas atividades previstas no Plano de Trabalho. Ou seja, a geração de todos os subprodutos previstos nas atividades do Plano de Trabalho não é condição necessária para o início do desenvolvimento do Sistema (fase 1).
O sistema representa um desdobramento desejável e necessário ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Arquivo do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo instituído pelo Decreto n.º 22.789/84, de elaboração de instrumentos arquivísticos de gestão documental tais como os Planos de Classificação e as Tabelas de Temporalidade de Documentos.
Nesse sentido, as modernas tecnologias da informação serão incorporadas, de forma inovadora, como plataformas para a implantação de política pública de gestão arquivística de documentos e de informações na administração estadual. O desenvolvimento do sistema, portanto, deverá observar os requisitos oficiais definidos pelo Decreto n.º 48.898, de 27 de agosto de 2004 que oficializou o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividades Meio.
O Plano de Classificação permite classificar os documentos produzidos, recebidos ou acumulados pelos órgãos, entidades e empresas da Administração Estadual no exercício de suas funções, subfunções e atividades. Dessa forma, torna-se possível à recuperação do contexto original da produção documental ao relacionar cada tipo de documento à função, subfunção e atividade, responsável por sua produção. A Tabela de Temporalidade é o instrumento fundamental para que se definam os prazos de guarda, de acordo com a legislação vigente e respeitando-se as demandas da administração, e para que se dê cumprimento à destinação dos documentos produzidos pelo Governo do Estado de São Paulo no exercício de suas funções, subfunções e atividades.
O escopo inicial do sistema de protocolo único deverá prever, portanto, os seguintes pontos básicos:
Ø classificação de documentos por meio de códigos padronizados definidos no Plano de Classificação de Documentos (indicação das funções, subfunções e atividades geradoras dos documentos);
Ø indicação de prazos de guarda de documentos;
Ø indicação da destinação final de cada tipo documental (eliminação ou guarda permanente);
Ø controle de vocabulário (definição de descritores ou palavras-chave) visando a construção de uma linguagem normalizada que permita uma comunicação eficaz;
Ø gestão integral de documentos (controle de documentos na suas fases corrente, intermediária, permanente);
Ø controle da tramitação dos documentos (identificação das instâncias de decisão) permitindo sua rápida localização e acesso;
Ø intercâmbio de documentos e informações em tempo real à produção e tramitação;
Ø definição de categorias de sigilo e acesso aos documentos públicos estaduais (estabelecimento de senhas de acesso aos documentos e informações).
Ao utilizar a gestão arquivística de documentos como plataforma, o Sistema de Protocolo Único apontará, de forma inédita, novas perspectivas para a implantação de política pública de gestão documental no Estado de São Paulo. Ao tornar efetivos a transparência administrativa e o direito de acesso pleno dos cidadãos às ações do governo, o sistema representa um salto de qualidade nos esforços envidados até o momento nessa mesma direção.
Além de possibilitar uma gama ampla e sofisticada de serviços no futuro, a gestão arquivística de documentos realizada por meio do Sistema de Protocolo Único poderá prever a padronização de formulários e consultas públicas pela Internet. O sistema será concebido a partir de princípios e técnicas arquivísticas (respeito aos fundos, classificação pela função, subfunção e atividade, identificação dos tipos documentais, controle do vocabulário, definição de prazos de guarda, destinação, critérios de acesso/sigilo), que nunca foram utilizados na elaboração de sistemas eletrônicos de controle de documentos na administração estadual paulista.
O sistema atingirá tanto o público interno – os agentes públicos – quanto o público externo – os cidadãos, que terão disponíveis informações consistentes e confiáveis sobre os atos e ações do governo, consubstanciados nos seus respectivos registros: os documentos de arquivo. O sistema permitirá ao Governo do Estado exercer pleno controle e fiscalização das funções, subfunções e atividades que executa, acessando informações consistentes e confiáveis (dotadas de "rastreabilidade") que abastecerão as bases de dados, a partir de documentos identificados, classificados, avaliados, descritos e controlados (fluxo padronizado).
Nesses termos, com a execução das atividades previstas no Plano de Trabalho, o Sistema poderá oferecer as seguintes soluções:
Ø controle do documento em todas as fases (corrente, intermediária e permanente);
Ø arquivamento por tipo documental que permita a posterior destinação dos documentos;
Ø produção e recuperação de informações consistentes e confiáveis;
Ø eliminação dos documentos cujos valores já se esgotaram sem nenhum prejuízo para a administração e a sociedade;
Ø preservação de documentos que encerram valor probatório e informativo, importantes para a garantia de direitos e a preservação da memória;
Ø classificação dos documentos a partir de códigos e denominação padronizados em toda a administração estadual;
Ø arquivamento dos tipos documentais de acordo com sua classificação e temporalidade e não na ordem seqüencial da produção;
Ø o prazo de guarda do documento e a sua destinação – se pode ser eliminado ou se deve ser preservado - serão informados pelo sistema no momento da produção e autuação do documento;
Ø controle de todos os documentos e expedientes que não se transformam em processos e que, muitas vezes, são relegados pela administração;
Ø adoção de um mesmo fluxo documental para a mesma ação administrativa, qualquer que seja o órgão e nível hierárquico em que ocorra;
Ø estabelecimento de níveis de acesso às informações contidas nos diferentes documentos, de acordo com as instâncias da tramitação, a fase do ciclo vital e o grau de sigilo;
Ø garantia de consulta plena pelos administradores e pelos cidadãos aos documentos gerados pelo serviço público estadual, ressalvadas as restrições de acesso definidas em lei;
Ø imediato cumprimento das disposições referentes à temporalidade de cada tipo documental (eliminação, transferência e recolhimento) a fim de evitar guardas desnecessárias e acumulações inúteis e de impedir a destruição de documentos de valor permanente.
O sistema comportará, ainda, a inclusão de funções que levem em conta a geração progressiva de documentos eletrônicos, a implantação de processos de digitalização de documentos, a certificação digital e o acesso público de informações por meio da Internet:
Ø integração de todos os órgãos num único Sistema: intercâmbio de informações e transparência administrativa;
Ø acompanhando a classificação, pode-se planejar a numeração seqüencial única dos documentos do Governo Estadual;
Ø criação de fórmulas e padrões homogêneos para o registro dos atos administrativos (normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos), em suporte eletrônico ou papel, tanto nas áreas-meio como nas áreas-fim dos órgãos,
entidades e empresas da administração estadual;
Ø geração progressiva de documentos eletrônicos, desde que revestidos de valor jurídico e resguardada a sua segurança, de forma a:
Ø proporcionar acesso ao conteúdo integral de cada documento;
Ø evitar a digitalização, a posteriori, de informações registradas em suporte- papel;
Ø permitir a racionalização e fluidez da informação e a economia de espaço;
Ø agilizar as disposições de avaliação, com a supressão programada dos registros de valor temporário e a impressão automática (em papéis e tintas de qualidade arquivística) dos registros de valor permanente.
O resgate do conceito e da gestão do Documento Público
O Documento Público ganha relevância, após os esforços do Arquivo do Estado de São Paulo, em 8 de abril de 2004, com a instituição de Grupo Técnico para executar o planejamento e a estratégia visando implantação do Protocolo Único em todos os órgãos do Governo do Estado de São Paulo. Em novembro de 2004, o Grupo Técnico apresentou recomendações para a constituição de um grupo permanente de "Gestão do Protocolo Único" uma vez que se trata de atividades contínuas, sistemáticas e ininterruptas e não a instituição de um sistema informatizado. Havia de se resgatar o conceito de Documento, e no caso, de Documento Público, e era necessário aprofundar os estudos de forma a serem criadas condições para uma revitalização organizacional para depois se implantar um sistema de informatização, complexo pela abrangência e pela responsabilidade a ser assumida por todos os escalões do Governo. Em 25 de fevereiro de 2005 instituiu-se Grupo Técnico para a implementação do Protocolo Único da Administração Direta do Estado, com a possibilidade de ser extensivo, mediante solicitação aos demais órgãos do Governo Paulista.
Pretende-se promover a comunicação administrativa e a integração entre Órgãos da Administração Direta do Estado por meio da visualização dos dados identificadores, acompanhamento, tramitação, arquivamento e destinação de documentos, assegurando condições de conservação, proteção e acesso ao patrimônio documental, provendo acesso à sociedade da tramitação dos processos de seu interesse.
O desenvolvimento e implementação de um Sistema de Protocolo Único têm um alcance e abrangência muito maior do que se percebe num primeiro momento. Para se padronizar as rotinas e procedimentos do protocolo e torna-las universais para todos os órgãos da administração estadual, torna-se indispensável à execução de inúmeras atividades paralelas, conforme o Plano de Trabalho e que criam condições para substituir progressivamente os sistemas de protocolo atualmente utilizados pelos órgãos, entidades e empresas da administração pública estadual, que controlam de forma restrita apenas a autuação e o trâmite dos documentos durante sua vigência (idade corrente), por um sistema eletrônico que garanta o controle dos documentos durante todo o seu ciclo de vida (idade corrente, idade intermediária e idade permanente), incorpore seus prazos de guarda em decorrência de sua vigência, prescrição e precaução e indique sua destinação final, autorizando sua eliminação ou determinando sua guarda definitiva.
O Sistema de Protocolo Único, em desenvolvimento, atuará como um sistema eletrônico de gestão arquivística de documentos e informações, pois contará com a padronização de procedimentos técnicos relativos à classificação, autuação, tramitação, arquivamento, acesso e uso dos documentos e das informações no âmbito da administração pública do Estado de São Paulo. O seu desenvolvimento é de caráter interdisciplinar, pois exige profissionais das áreas de arquivística e de tecnologias da informação.
O sistema é condição para assegurar a recuperação de informações que instruam o processo decisório e as estratégias de governo, bem como atendam às demandas do cidadão, imprimindo maior racionalidade e melhor qualidade aos serviços públicos e agregando à administração dos documentos maior agilidade no acesso, redução de custos para guarda e otimização de espaços.
Quadro I – Atividades do Projeto de Implementação do Protocolo Único para todos os órgãos do Governo do Estado de São Paulo
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade zero
ATIVIDADE 1 – início em maio/2005 - fim em junho/2005
Definição dos códigos dos órgãos produtores e a numeração das
funções das Atividades-Fim
Objetivos:
Completar os códigos de classificação dos documentos identificados nas
Tabelas de Temporalidade
Ações
ATIVIDADES-MEIO
Prioridade 1
ATIVIDADE 15 – início em maio/2005 - fim em julho/2005
Publicação (em formato de livro) do Plano de Classificação e
da Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio oficializados pelo
Decreto nº 48.898/2004
Objetivos:
Disponibilizar em todas as unidades de Protocolo e Arquivo da
Administração Estadual o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de
Documentos das Atividades-Meio oficializados pelo Decreto nº 48.898/2004
Ações
1. Elaborar projeto solicitando a publicação, com tiragem de 4.000
exemplares;
2. Encaminhar o processo à Casa Civil;
3. Elaborar e rever os textos técnicos introdutórios;
4. Encaminhar à gráfica para publicação;
5. Distribuir os exemplares aos órgãos da Administração Estadual.
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade 2
ATIVIDADE 2 - início em maio/2005 - fim em agosto/2005
Revisão do Glossário de termos utilizados nas unidades de
Protocolo e Arquivo a ser adotado pelos órgãos da Administração Pública Estadual
Objetivos: Elaborar um Glossário de termos técnicos, com vistas a
explicar e padronizar a linguagem e os conceitos que serão utilizados nas
atividades de Protocolo e Arquivo da Administração Estadual.
Executores: SAESP, PRODESP, Grupo Técnico e CADAs
Ações
1. Revisar o instrumento elaborado pelo SAESP e apresentado ao Grupo
Técnico, conforme
Relatório do Grupo Técnico de novembro de 2004;
2. Incluir no Glossário termos técnicos referentes aos documentos
digitais (ver trabalho do
Conselho Nacional de Arquivos CONRARQ
3. Encaminhar a versão revista pelo SAESP e pelo Grupo Técnico às CADAs para
análise e manisfetação;
4. Análise e manifestação das CADAs;
5. Analisar as sugestões encaminhadas pelas CADAs e consolidar a versão
final do Glossário;
6. Submeter a versão final ao Grupo Técnico e solicitar a sua aprovação;
7. Oficializar o Glossário;
8. Incorporar o Glossário ao Sistema de Protocolo Único;
9. Produzir versão eletrônica em cd-rom do Glossário Interativo, com
referências diretas aos dispositivos legais que definem os termos arrolados;
10. Reproduzir o cd-rom do Glossário Interativo, tiragem de 100 (um para
cada CADA);
11. Reproduzir o cd-rom do Glossário Interativo, tiragem de 100 (um para
cada CADA);
REGRAS DE NEGÓCIO
Prioridade 3
ATIVIDADE 8 - início em maio/2005 - fim em setembro/2005
Análise e definição dos requisitos que deverão constar do
Sistema de Protocolo Único
Objetivos:
Definir os requisitos necessários para o desenvolvimento do Sistema de
Protocolo Único
Ações
1. Pesquisar outros Sistemas de Protocolo Eletrônico, baseados em gestão
arquivística de Documentos, já existentes em outros órgãos ou disponíveis no
mercado, para fornecer subsídios quanto às regras de negócio para a
definição de requisitos do Sistema de Protocolo Único;
2. Analisar o sistema de protocolo Gestão de Documentos - GDOC da
Secretaria da Fazenda para
Aproveitamento/ transferência de requisitos para o Sistema de Protocolo
Único;
3. Acompanhar a formulação de normas e definição de requisitos de
funcionamento e uso do
Sistema de Protocolo Eletrônico do Estado;
4. Definir o escopo geral do Projeto do Sistema de Protocolo Único;
5. Definir as grandes etapas de desenvolvimento do Sistema de Protocolo
Único, com suas
Prioridades;
6. Estudar o impacto da incorporação dos instrumentos de gestão de
documentos (elaborados na 1ª etapa) na 2ª etapa do desenvolvimento do
Sistema.
Executores
ATIVIDADES-FIM
Prioridade 4
ATIVIDADE 20 – início em maio/2005 –f im em setembro/2005
Treinamento das CADAs para a elaboração de Planos de
Classificação e de Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim da
Administração Estadual
Objetivos:
Atender às determinações do artigo 6º do Decreto nº 22.789/84
Ações
1. Preparar o treinamento;
2. Definir o cronograma de treinamentos;
3. Encaminhar ofício aos órgãos e entidades convocando as CADAs para o
Treinamento;
4. Aplicar o Treinamento.
ATIVIDADES-MEIO
Prioridade 5
ATIVIDADE 16 - início em maio/2005 - fim em novembro/2005
Definição dos níveis de acesso e categorias de sigilo para os
documentos das Atividades-Meio
Objetivos:
Atender às determinações da Lei Federal nº 8.159/1991, do Decreto Federal nº
2.134/ 1997 e do Decreto Federal nº 4.553/2002
Ações
1. Instituir Grupo Especial;
2. Elaborar estudo contendo análise do grau de sigilo de cada um dos 800
tipos documentais que
compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos: Atividades-Meio.
3. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
4. Oficializar o trabalho, por meio de decreto ;
5. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
Executores: Grupo Especial, com membros do Grupo da Desburocratização, das CADAs, de
Orçamento e Finanças, de Recursos Humanos e Material e Patrimônio, PGE e SAESP
SubGrupo 9
REGRAS DE NEGÓCIO
Prioridade 6
ATIVIDADE 9 - início em maio/2005 - fim em dezembro/2005
Desenvolvimento de metodologia para consolidar as informações
de acesso, autenticação e autorização
Objetivos:
Definir controle de acesso ao Sistema e seus recursos
Ações
1. Pesquisar e avaliar métodos de cadastro de servidores públicos no
Sistema de Protocolo Único;
2. Normatizar as informações de acesso, autenticação e autorização no
Sistema;
3. Desenvolver/adaptar aplicação para cadastramento de usuários - LDAP.
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade 7
ATIVIDADE 3 - início em maio/2005 - fim em janeiro/2006
Padronização de formulários, capas de processos e
expedientes, folhas de rosto e termos específicos
Objetivos:
Definir os padrões a serem utilizados no Sistema de Protocolo Único
Ações
1. Instituir Subgrupo de Trabalho;
2. Acionar as CADAs para que elas encaminhem ao Subgrupo de Trabalho
todos os formulários
que o seu órgão utiliza;
3. Elaborar estudo para padronização de formulários, capas dos processos
e expedientes, folhas de
rosto, termos específicos.
3. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
4. Oficializar o trabalho;
5. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade 8
ATIVIDADE 4 – início em maio/2005 - fim em maio/2006
Elaboração de manual de redação de atos oficiais para a
Administração Estadual Paulista
Objetivos
Padronizar a redação de atos oficiais
Ações
1. Instituir Subgrupo de Trabalho;
2. Pesquisar os manuais de redação de atos oficiais em outras instâncias
da administração pública (municipal, estadual, federal);
3. Estudar os atos oficiais atualmente praticados pela Administração
Estadual Paulista;
4 Redação do manual;
6. Contratação de revisor;
7. Oficialização do manual;
8. Elaborar projeto solicitando a publicação, com tiragem de 4.000
exemplares;
9. Encaminhar o processo à Casa Civil;
10. Encaminhar à gráfica para publicação.
Executores: Subgrupo de Trabalho, com membros da Casa Civil e PGE, Grupo Técnico e Revisor contratado
ATIVIDADES-MEIO
Prioridade 9
ATIVIDADE 17 – Início em junho/2005 - fim em janeiro/2006
Elaboração de descritores específicos para cada tipo
documental constante da Tabela de Temporalidade para a Administração Pública
Estadual: Atividades-Meio
Objetivos
Realizar estudos que permitam a identificação de
palavras-chave ou descritores (controle de vocabulário) para os documentos das
Atividades-Meio, indicados no Plano de Classificação e na Tabela de Temporalidade de Documentos, oficializados pelo
Decreto n. 48.898/2004 (cerca de 800 tipos documentais)
Ações
1. Contratar consultores especializados para identificar os descritores;
2. Definir a metodologia para identificar os descritores de cada tipo
documental;
3. Mobilizar as CADAs para auxiliar no levantamento de dados e elaboração
dos descritores;
4. Mobilizar especialistas dos sistemas da Administração Pública Estadual
para analisar a
conformidade de seus sistemas com os descritores propostos;
5. Elaborar os descritores dos documentos das Atividades-Meio;
6. Apresentar os descritores ao Grupo Técnico;
7. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
8. Aprovar os descritores;
9. Oficializar os descritores;
10. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-los ao Sistema de
Protocolo Único.
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade 10
ATIVIDADE 5 - início em maio/2005 - fim em agosto/2006
Normalização das competências para cadastro e classificação
de documentos no Sistema de Protocolo Único
Objetivos
Definir quem terá a competência legal para cadastrar e classificar
documentos no Sistema de Protocolo Único
Executores: Grupo Técnico, PGE, PRODESP e CADAs
Ações
1. Identificar, na Estrutura Organizacional do Estado, as unidades de
protocolo responsáveis pela Classificação e cadastro de documentos no Sistema;
2. Analisar o funcionamento dos protocolos;
3. Levantar, com colaboração das CADAs, a metodologia de protocolo e
autuação de cada órgão;
4. Decidir sobre a centralização ou descentralização das unidades de
protocolo;
5. Submeter à análise jurídica a competência legal de cadastro e
classificação de documentos no
Sistema de Protocolo Único;
6. Aprovar a competência legal de cadastro e classificação de documentos
no Sistema de
Protocolo Único e definir como esta competência será oficializada no
Estado;
7. Encaminhar aos profissionais de TI a definição de quem terá a
competência legal para
cadastrar e classificar documentos no Sistema de Protocolo Único para que
seja definido o perfil do usuário no sistema;
8. Elaborar norma; 9. Apresentar a Norma ao Grupo Técnico; 10. Avaliar e
definir a necessidade
de revisões e alterações;
9. Aprovar a Norma e encaminhá-la para a oficialização.
ATIVIDADES-MEIO
Prioridade 11
ATIVIDADE 18 – Início em junho/2005 - fim em agosto/2006
Estudo do trâmite dos documentos da Administração Pública
Estadual: Atividades-Meio (Workflow) (pontos do fluxo, instâncias de decisão)
Objetivo:Propor um fluxo padronizado para os documentos, bem como
controlar a tramitação e permitir a recuperação das informações neles contidas
Ações:
1. Criar subgrupo fazer o levantamento de dados e propor a racionalização
do trâmite;
2. Definir a metodologia;
3. Mobilizar as CADAs para colaborar com o Subgrupo;
4. Elaborar estudo contendo análise da tramitação de cada um dos 800 tipos
documentais que compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos:
Atividades-Meio;
5. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
6. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
7. Aprovar o workflow;
8. Oficializar o workflow;
9. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
Executores: Subgrupo, coordenado por um consultor que domine as técnicas de workflow e com membros do Grupo da desburocratização, das CADAs, de Orçamento e Finanças, de Recursos Humanos e Material e Patrimônio
ATIVIDADES-MEIO
Prioridade 12
ATIVIDADE 19 – Início em agosto 2005 – Término em agosto 2006
Identificação dos documentos que integram processos, expedientes e dossiês (Atividades-Meio)
Objetivos
Padronizar a produção de processos e expedientes. Com a identificação da
produção documental será possível
Estudar a estrutura formal dos atos escritos de origem governamental,
identificar todas as peças documentais
Necessárias e suficientes, dos pontos de vista legal e administrativo, para a
autuação de processos e expedientes
Ações
1. Definir a metodologia do trabalho;
2. Mobilizar as CADAs;
3. Elaborar estudo contendo análise da produção de cada um dos 800 tipos
documentais que compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos:
Atividades-Meio.
4. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
5. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
6. Aprovar o trabalho;
7. Oficializar o trabalho;
8. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
Executores: Subgrupo, coordenado por um consultor que domine as técnicas de workflow e com membros do Grupo da desburocratização, das CADAs, de Orçamento e Finanças, de Recursos Humanos e Material e Patrimônio
ATIVIDADES-FIM
Prioridade 13
ATIVIDADE 21 – Início em julho 2005 – Término em julho 2006 -
depois da atividade 20
Elaboração de Planos de Classificação e de Tabelas de Temporalidade de
Documentos das Atividades-
Fim da Administração Estadual (Atividade precedente: 20)
Objetivos
Atender às determinações dos arts. 18 e 23 do Decreto nº 48.897/2004
Ações
1. Estabelecer cronograma, por resolução da Casa Civil, definindo o prazo
para que cada órgão ou entidade elabore o Plano e a Tabela das
Atividades-Fim;
2. Encaminhar ofício por meio do Grupo Técnico aos titulares das pastas e
às CADAs, informando o cronograma a ser seguido para elaboração do Plano de
Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim;
3. Assessoria do SAESP às CADAs na elaboração dos Planos e Tabelas;
4. Revisão final dos Planos e Tabelas de cada órgão/entidade pelo SAESP;
5. Aprovação dos Planos e Tabelas pelo Arquivo do Estado;
6. Oficialização dos Planos e Tabelas pelos órgãos/entidades.
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade 14
ATIVIDADE 6 –Início em setembro 2005 – Término em setembro de
2006
Definição de normas para recuperar as informações sobre os documentos de
guarda permanente no Sistema de Protocolo Único
Objetivos
Garantir que o Sistema de Protocolo Único seja capaz de gerar instrumentos de
pesquisa dos documentos considerados de valor permanente
Ações
1. Contratar consultoria especializada em descrição arquivística de
documentos de guarda permanente;
2. Descrever os documentos de guarda permanente das Atividades-Meio e
Atividades-Fim, em conformidade Com as normas internacional (ISAAD-G) e
nacionais (Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, SAESP);
3. Definir Quais instrumentos de pesquisa, como guias, catálogos,
inventários, deverão ser gerados pelo Sistema de Protocolo Único.
DEFINIÇÃO DE NORMAS
Prioridade 15
ATIVIDADE 07 - Início em outubro 2005 – Término em setembro
2006
Definição de normas para a inclusão de documentos eletrônicos
no Sistema de Protocolo Único
Objetivos
Garantir a gestão plena dos documentos gerados pela Administração Estadual, independente do suporte de registro das informações, nos termos do Decreto n. 48.897/ 2004, art. 41 e Resolução n. 20 do Conselho Nacional de Arquivos-CONARQ
Ações
1. Contratar consultor especializado em gestão arquivística de documentos
eletrônicos;
2. Pesquisar a legislação sobre documentos eletrônicos;
3. Solicitar diagnóstico à PRODESP sobre os documentos eletrônicos
atualmente gerados pela administração estadual (produção, acesso,
preservação);
4. Definir uma política arquivística para os documentos eletrônicos em
parceria com os Grupos Técnicos do CQGP, respeitando a legislação específica e
o Decreto n. 48.897/ 2004 e Decreto n. 48.898/2004;
5. Encaminhar para aprovação do Grupo Técnico;
6. Oficializar a política arquivística para os documentos eletrônicos;
7. Organizar evento sobre documentos eletrônicos como documento de arquivo,
sua preservação e segurança de acesso.
REGRAS DE NEGÓCIO
Prioridade 16
ATIVIDADE 10 – Depois da atividade 8 - Início em outubro 2005 – Término em setembro de 2006
Elaboração do Sistema de Protocolo Único (Atividade precedente: 8)
Objetivos
Desenvolver o Sistema de Protocolo Único - 1ª Etapa
Ações
1. Elaborar e desenvolver o Protótipo do Sistema de Protocolo Único em
modelo de apresentação PowerPoint;
2. Validar o protótipo;
3. Desenvolver a solução para a 1ª Etapa;
3. Homologar o produto;
4. Adequar o produto face ao resultado da homologação;
5. Oficializar o Sistema de Protocolo Único - 1ª Etapa.
REGRAS DE NEGÓCIO
Prioridade 17
ATIVIDADE 11 – depois da atividade 8 - Início em outubro 2005 – Término em setembro 2006
Definição de fluxos de responsabilidade de suporte técnico e de negócios
(Atividade precedente: 8)
Objetivos
Definir metodologia, infraestrutura e funcionamento do suporte técnico ao
Sistema de Protocolo Único
Ações
1. Criar Suporte técnico;
2. Desenvolver ferramentas para suporte técnico (ajuda online e manuais);
3. Treinar equipe de suporte ao usuário.
ATIVIDADES-FIM
Prioridade 18
ATIVIDADE 22 – depois da atividade 21 – Início em outubro
2005 – Término em novembro de 2006
Estudo do trâmite dos documentos da Administração Pública Estadual:
Atividades-Fim (Workflow) (pontos
Do fluxo, instâncias de decisão) (Atividade precedente: 21)
Objetivos
Propor um fluxo padronizado para os documentos, bem como controlar a
tramitação e permitir a recuperação das informações neles contidas
Ações
1. Criar subgrupos para fazer o levantamento de dados e propor a
racionalização do tramite;
2. Definir a metodologia;
3. Mobilizar as CADAs para colaborar com os Subgrupos;
4. Elaborar estudo contendo análise da tramitação de cada um tipos
documentais que compõem a Tabela de Temporalidade de Documentos:
Atividades-Fim;
5. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
6. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
7. Aprovar o workflow;
8. Oficializar o workflow;
9. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
APOIO LOGÍSTICO
Prioridade 19
ATIVIDADE 26 – Início em outubro 2005 – Término em julho 2007
Divulgação do Sistema de Protocolo Único aos Órgãos e
Entidades da Administração Estadual
Objetivos
Disseminar os conceitos de gestão arquivística de documentos público
incorporados ao Sistema de Protocolo Único
Ações
1. Definir metodologia para divulgar o do Sistema de Protocolo Único; 2.
Elaborar conteúdo programático da divulgação do Sistema de Protocolo Único;
2. Divulgar o Sistema de Protocolo Único.
ATIVIDADES-FIM
Prioridade 20
ATIVIDADE 23 – depois da atividade 21 – Início em novembro
2005 – Término em novembro 2006
Identificação dos documentos que integram processos,
expedientes e dossiês (Atividades-Fim) (Atividade
precedente: 21)
Objetivos
Padronizar a produção de processos e expedientes. Com a identificação da
produção documental será possível estudar a estrutura formal dos atos escritos
de origem governamental, identificar todas as peças documentais Necessárias e
suficientes, dos pontos de vista legal e administrativo, para a autuação de
processos e expedientes
Ações
1. Definir a metodologia do trabalho;
2. Mobilizar as CADAs;
3. Elaborar estudo contendo análise da produção de cada um dos tipos
documentais que compõem as Tabelas de Temporalidade de Documentos:
Atividades-Fim;
4. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
5. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
6. Aprovar o trabalho;
7. Oficializar o trabalho;
8. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
ATIVIDADES-FIM
Prioridade 21
ATIVIDADE 24 – depois da atividade 21 – Início em dezembro
2005 – Término em dezembro 2006
Definição dos níveis de acesso e categorias de sigilo para os
documentos das Atividades-Fim (Atividade precedente: 21)
Objetivos
Atender às determinações da Lei Federal nº 8.159/1991, do Decreto Federal nº
2.134/1997 e do Decreto Federal nº 4.553/2002
Ações
1. Instituir Grupos Especiais para analisar o grau de sigilo de cada um dos
tipos documentais que compõem as Tabela de Temporalidade de Documentos:
Atividades-Fim;
2. Elaborar estudo contendo análise do grau de sigilo de cada um dos tipos
documentais que compõem as Tabela de Temporalidade de Documentos:
Atividades-Fim;
3. Apresentar o trabalho ao Grupo Técnico;
4. Oficializar o trabalho, por meio de decreto;
5. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-lo ao Sistema de
Protocolo Único.
INSTRUMENTOS LEGAIS
Prioridade 22
ATIVIDADE 13 – Início em janeiro 2006 – Término em setembro
2006
Reestruturação das unidades que desempenham as funções de
Arquivo nas Secretarias de Estado
Objetivos
Criar os Arquivos Centrais nas Secretarias de Estado. A
definição dos órgãos setoriais do Sistema de Arquivos deverá ser objeto de
decretos específicos e recairá em unidade técnica já existente na estrutura
organizacional de cada Secretaria de Estado, os termos do Decreto n.º 22.789/84,
art. 4.º , inciso III
Ações
1. Instituir um Subgrupo de Trabalho para estudar a definição da melhor
estratégia para criação dos Arquivos Centrais;
2. Elaborar e aprovar a minuta de decreto de criação dos Arquivos;
3. Encaminhar a minuta de decreto aos titulares das pastas.
INSTRUMENTOS LEGAIS
Prioridade 23
ATIVIDADE 14 – Início em janeiro de 2006 – Término em setembro 2006
Profissionalização do trabalho técnico de protocolo e
arquivo: criação do cargo de gestor documental público na Administração Estadual
Objetivos
Criar um quadro de pessoal capacitado para trabalhar no arquivo e protocolo, de
modo a garantir o funcionamento do Sistema de Protocolo Único e a eficácia da
política de gestão documental
Ações
1. Instituir um Subgrupo de Trabalho para estudar a criação do cargo e da
carreira;
2. Elaborar justificativa para a criação do cargo e da carreira;
3. Elaborar e aprovar a minuta de Lei Complementar de criação do cargo de
gestor documental público na Administração Estadual.
APOIO LOGÍSTICO
Prioridade 24
ATIVIDADE 27 – Início em janeiro 2006 – Término em dezembro
2006
Publicação (em formato de livro) de manuais técnicos de gestão documental
Objetivos
Disponibilizar às unidades de Protocolo e Arquivo da Administração Estadual
manuais técnicos de gestão documental
Ações
1. Elaborar e revisar os manuais técnicos de gestão documental;
2. Elaborar projeto solicitando a publicação, com tiragem de 4.000 exemplares;
3. Encaminhar o processo à Casa Civil;
4. Encaminhar à gráfica para publicação;
5. Distribuir os exemplares aos órgãos da Administração Estadual
ATIVIDADES-FIM
Prioridade 25
ATIVIDADE 25 –depois da atividade 21 – Início em fevereiro
2006 – Término em setembro 2006
Elaboração de descritores específicos para cada tipo documental constante das
Tabelas de Temporalidade
De Documentos das Atividades-Fim (Atividade precedente: 21)
Objetivos
Realizar estudos que permitam a identificação de palavras-chave ou descritores
(controle de vocabulário) para os documentos das Atividades-Fim, indicados nos
Planos de Classificação e nas Tabelas de Temporalidade de Documentos, que
deverão ser elaborados em conformidade com os arts. 18 e 23 do Decreto nº
48.897/2004
Ações
1. Contratar consultores especializados para identificar os descritores;
2. Definir a metodologia para identificar os descritores de cada tipo
documental;
3. Mobilizar as CADAs para auxiliar no levantamento de dados e elaboração dos
descritores;
4. Mobilizar especialistas dos sistemas da Administração Pública Estadual para
analisar a conformidade de seus sistemas com os descritores propostos
5. Elaborar os descritores dos documentos das Atividades-Fim em cada
órgão/entidade;
6. Apresentar os descritores ao Grupo Técnico;
7. Avaliar e definir a necessidade de revisões e alterações;
8. Aprovar os descritores;
9. Oficializar os descritores;
10. Encaminhar aos profissionais de TI para incorporá-los ao Sistema de
Protocolo Único.
REGRAS DE NEGÓCIO
Prioridade 26
ATIVIDADE 12 – depois da atividade 10 – Início em março 2006
– Término em julho 2007
Migração de dados dos sistemas legados dos órgãos que irão compor o Protocolo
Único da Administração
Estadual (Atividade precedente: 10)
Objetivos:
Disponibilizar os dados dos sistemas legados
Ações
1. Definir critérios de migração;
2. Definir o layout das informações de outros sistemas de protocolo
existentes a serem migradas para o sistema de protocolo;
3. Desenvolver e testar as Rotinas de Migração;
4. Elaborar manual de migração para o novo Sistema de Protocolo Único;
Estabelecer cronograma de migração de dados dos sistemas legados para o Sistema de Protocolo Único.
APOIO LOGÍSTICO
Prioridade 27
ATIVIDADE 28 – Início em maio 2006 – Término em outubro 2007
Treinamento à distância voltados para Administração Pública sobre Arquivo,
Protocolo e utilização do Sistema de Protocolo Único
Objetivos
Capacitar os recursos humanos da Administração Pública para utilização do
Sistema de Protocolo Único
Executores: SAESP, PRODESP, FAZESP e FUNDAP
Ações
1. Definir o conteúdo do Treinamento: módulo I – Conceitual e módulo II –
Aplicativo;
2. Elaborar o manual didático;
3. Encaminhar o manual didático à Fundação para o Desenvolvimento da
Administração Pública – FUNDAP para convertê-lo em material didático próprio
para cursos à distância;
4. Definir o cronograma de treinamento.
Agnaldo do Carmo Lopes |
Casa Civil |
2193 8090 |
Notes |
Alexandre Ferreira Piva |
Economia e Planejamento |
3078 7033 |
Notes |
Angelo Lourival Ricchetti |
Casa Civil |
2193 8811 |
aricchetti@sp.gov.br |
Cléia Aparecida da Silva |
Segurança-Imesc |
3825 9072 |
Notes |
Daniel M. D. Gomes |
Habitação |
3107 0505 r 5117 |
Notes |
Dione Luiz dos Santos |
Educação |
3218 2153 |
dioneluiz@ig.com.br |
Edenir Pedrini |
Fazenda |
3243 3633 |
edpedrini@fazenda.sp.gov.br |
Eduardo F. Rigolão |
Fazenda |
3243 3989 |
efrigolao@fazenda.sp.gov.br |
Edvan Pereira de Miranda |
PGE |
3372 6454 |
Notes |
Eliana Martinelli |
Arquivo do Estado |
6221 3990 |
saesp@sp.gov.br |
Enésio Mangerona |
Fazenda |
enesiomangerona@uol.com.br |
|
Enio Sazaki |
PRODESP |
2143 4231 |
esasaki@fazenda.sp.gov.br |
Geraldo Alves de Carvalho |
PGE |
3372 6467 |
Notes |
Hilda Delatorre |
Arquivo do Estado |
6221 3990 |
saesp@sp.gov.br |
Ieda Pimenta Bernardes |
Arquivo do Estado |
6221 3990 |
Notes |
Irene de Oliveira Toledo |
Agricultura |
Notes |
|
Isildinha M. Bettoni |
Saúde |
3066 8377 |
ibettoni@saude.sp.gov.br |
Ivo Martins Guerra |
Saúde |
3066 8166 |
Notes |
João Gilberto Pinheiro |
PRODESP |
3242 7312 |
Notes |
José Carlos Figueiredo |
Habitação |
3107 0505 r 5117 |
Notes |
Laerte Villela Cortez |
Segurança Pública |
3291 6003 |
Notes |
Lizabete Machado Ballesteros |
Segurança Pública |
3291 6760 |
Notes |
Luci Rocha Viana |
Educação |
3218 2456 |
luci.viana@edunet.sp.gov.br |
Lucia de Almeida Leite |
PGE |
3291 7100 |
Notes |
Luiz Carlos de Carvalho Silva |
Casa Civil |
2193 8459 |
Notes |
Marcelo Breganhola |
Arquivo do Estado |
6221 3990 |
saesp@sp.gov.br |
Maria Aparecida de Brito |
Segurança Pública |
3291 6518 |
Notes |
Maria do Carmo Panza |
Agricultura |
5067 0110 |
Notes |
Maria Helena Alves |
Segurança Pública/Cultura |
32916686/7256 9327 |
Notes |
Maria Isabel de Lima |
Segurança Pública |
3291 6518 |
Notes |
Nadia Cristina G. Ferreira |
PRODESP |
3243 4231 |
Notes |
Neusa Maria Ramos Tobias |
Educação |
3218 2152 |
nmr_tobias@hotmail.com |
Norival Piche |
Casa Civil |
2193 8586 |
Notes |
Orlando Justino de Sousa |
Fazenda |
3243 4018 |
ojsousa@fazenda.sp.gov.br |
Regina de Fátima Oliveira |
Economia e Planejamento |
3078 7996 |
Notes |
Regina Toshiko Sendai Goto |
PRODESP |
3243 4231 |
Notes |
Sandra Cavalcante |
Saúde |
3066 8105 |
scavalcante@saude.sp.gov.br |
Sueli Aparecida de P. Santos |
Segurança Pública |
3291 6561/6563 |
Notes |
Wagner Haak |
Economia e Planejamento |
3168 5544 ramal 309 |
Notes |
Wilson Gomes Vaz |
Segurança Pública |
6976 4840/2795-9916 7535 |
wgvaz@uol.com.br |
Esta é a equipe do Grupo Técnico que está desenvolvendo as atividades aprovadas pelo CQGP na data deste Relatório.
Mas cabe lembrar que também estão envolvidos neste projeto todos os membros das Comissões de Avaliação de Documentos de Arquivo, CADA, com cerca de mais de 700 servidores e funcionários públicos. Esse número é expressivo pelo motivo de cada uma das CADAs, é constituída nos mais de 80 órgãos de Governo, compreendendo as Secretarias de Estado, as Autarquias, as Fundações e as Empresas cujo Capital decorre de investimento público na formação de seu patrimônio acionário.
Para tanto tivemos um evento no Auditório do Palácio "Dr. Ulysses Guimarães" que reuniu mais de 700 pessoas, membros das CADAs, para iniciar o entrosamento entre os membros do GT e a essas comissões, com a palavra da abertura sendo dada ao Dr. Arnaldo Madeira, Secretário Chefe da Casa Civil, com a presença ainda de vários Chefes de Gabinete e servidores do Poder Judiciário.
Atividades |
% |
Códigos dos órgãos produtores |
100 |
Publicação Classificação Temporalidade(Atividades-Meio) |
95 |
Treinamento para Classificação e Temporalidade (Atividades-Fim) |
50 |
Padronização de formulários, capas de processos... |
35 |
Glossário de termos utilizados |
35 |
Requisitos do Sistema |
25 |
Manual de redação de atos oficiais |
25 |
Metodologia acesso, autenticação e autorização |
10 |
Descritores para Atividades-Meio |
10 |
Trâmite dos documentos (Atividades-Meio) |
5 |
Planos Classificação e Temporalidade (Atividades-Fim) |
5 |
Definição níveis de acesso e sigilo (Atividades-Meio) |
5 |
Definição níveis de acesso e sigilo (Atividades-Fim) |
5 |
Competências para cadastro e classificação |
5 |
Estas 14 atividades do total de
28 já se iniciaram e completaram o porcentual Constante da coluna ao lado das metas estipuladas até o dia 28 de julho de 2005 |