O Comitê Gestor da Internet no Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia lançaram o Edital I do Programa Alianças.br, ao qual a pré-proposta do Projeto PROMETEUS – e-learning para a Formação Profissional e a Empregabilidade foi apresentada e aprovada.
O Projeto PROMETEUS – e-learning para a Formação Profissional e a Empregabilidade reúne em cooperação nove instituições de quatro países: de um lado, a Universidade do Porto (a proponente), a Universidade Politécnica de Valência e a Helsinki University of Technology da Finlândia, todas na Europa, e, de outro, o IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, todas no Brasil. O Projeto pretende demonstrar best practices dos parceiros em e-learning, principalmente aplicado a um público de professores, mas também de jovens e outros atores educacionais. As atividades de e-learning, designadas como Oficinas sobre o Mundo do Trabalho, partem da experiência do Dicionário do Trabalho Vivo desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Têm como temática a questão dos impactos das tecnologias (especialmente as de informação e comunicação) no mundo do trabalho, do emprego e do empreendedorismo. As Oficinas envolverão mais de 27 mil pessoas em ações concretas de e-learning, numa perspectiva de aprendizagem cooperativa, e o processo de implementação dessas oficinas permitirá perseguir os seguintes objetivos focados pelo Projeto: efetivar a demonstração de best practices de e-learning, de forma a estimular e oferecer parâmetros concretos para a ampla disseminação de e-learning no Brasil e, mesmo na América Latina; favorecer o aprimoramento da qualidade das escolas brasileira e de outras formas de organização da ação educacional, especialmente aquelas oriundas do terceiro setor; colocar em uma atividade cooperativa agentes de diversos países e culturas, em diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico, com diferentes possibilidades de aplicação e concepções didático-pedagógicas, de modo a aproximar essas concepções e ajustar as práticas para melhor atender aos interesses comuns das populações de ambos os continentes; implementar uma experiência em larga escala capaz de demonstrar aos diversos públicos envolvidos, especialmente na América Latina, os efeitos positivos da aplicação dessas tecnologias como meio em processos de ensino e aprendizagem e como componente-chave para o desenvolvimento profissional; induzir a formação de uma rede de aprendizagem à distância, utilizando diversos meios tecnológicos acessíveis em Infocentros e escolas das redes de ensino de diversas regiões do Brasil, da Espanha, de Portugal e da Finlândia e, por conseqüência, aumentando a eficiência e diminuindo a ociosidade dos investimentos públicos e privados em tecnologia e capacitação das respectivas redes de ensino; reduzir o déficit de formação de professores, gestores e outros atores educacionais, no que concerne ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação como componente essencial da ação educacional; contribuir para a ampliação dos conhecimentos tecnológicos de jovens que estejam integrando o mundo do trabalho, ajudando-os a desenvolver perspectivas e opções de vida produtiva mais realistas; aproximar a população juvenil da América Latina de profissionais e estudiosos das questões do trabalho; ampliar a sinergia entre o mundo do trabalho e da formação profissional, criando canais de comunicação e formação que ampliem as trocas e mútuas influências entre o setor produtivo e o setor educacional dos dois espaços geográficos considerados; estimular o diálogo e a cooperação entre os governos, tanto locais como nacionais, reguladores, padronizadores, organizações não-governamentais, investidores e empresas de tecnologia e educação.
As pré-propostas aprovadas serão financiadas a fundo perdido até um montante equivalente à US$ 25.000 e o tempo previsto para o desenvolvimento das atividades indicadas no projeto é de dois anos.
SP / 26/11/20002 - Fundação Vanzolini