PROJETO WIZ-CARE
SUMÁRIO EXECUTIVO
1. Objetivo do projeto
O projeto Wiz-Care tem como
principal objetivo implementar uma infra-estrutura de Tecnologia da
Informação que permita coletar e centralizar a disponibilização de dados
de clínicos de pacientes com vistas a:
- Auxiliar os médicos no processo de
tratamento do paciente, de forma a reduzir os riscos decorrentes de erros de
prescrição e preparação de tratamento e testes laboratoriais através da
integração destes processos.
- Fornecer informações do paciente em tempo
real de forma a minimizar os erros de tratamento decorrentes de
informações incorretas.
- Obter uma base de dados centralizada de
dados clínicos de pacientes de forma a poder controlar melhor a questão do
custo de tratamento e fornecer subsídios para análise de custos dos
serviços oferecidos.
- Fornecer informações epidemiológicas e
demográficas, além de dados sócios econômicos que auxiliem na
elaboração de uma política de gestão de saúde.
2. Componentes do sistema
O sistema será composto de 3
partes:
a) Clinical
Managemnt Client Software
Sistema a ser
disponibilizado para o cliente e possui funções para as seguintes etapas
de processo:
- Fase de admissão do paciente (no
hospital):- o paciente recebe uma pulseira com código de barras após a
sua identificação através do seu smart card. Esta pulseira será a
identidade do paciente no hospital, desde o momento de sua admissão até
a sua alta. Todos os procedimentos executados com o paciente no hospital
serão baseados na leitura do código barras, o que permite reduzir erros
de tratamento do paciente dentro da instituição hospitalar.
- Fase de identificação (em qualquer
localidade):- permitem que os profissionais de saúde possam se
identificar no sistema através do seu smart card.
Observação:- o
projeto prevê que os administradores centrais do sistema serão os
provedores de smart cards para os pacientes e profissionais de saúde
- Fase de coleta de dados (em qualquer
localidade):- os profissionais de saúde realizam a coleta de dados
através do perfil do paciente armazenado no smart card e através de
entrevista. Todos os dados coletados são posteriormente registrados na
base de dados centralizada.
- Fase de prescrição (em qualquer
localidade):- o sistema auxilia na elaboração da prescrição da terapia
para o paciente e subsidia o profissional de saúde na obtenção de
relatórios médicos e na análise das opções/tendências terapêuticas.
- Fase de preparação (no hospital):- o
sistema auxiliar os enfermeiros nas dosagem terapêutica, na
identificação dos materiais coletados certificando-se que exista um
associação correta do paciente com a identificação das terapias a
serem ministradas e dos exames realizados.
- Fase de administração terapêutica (no
hospital):- o sistema permite que seja ministrado a terapia correta para o
paciente, registrando tempos de preparação e administração da mesma, e
os dados necessários para certificar a qualidade de atendimento do
paciente.
- Monitoração e regras clínicas (em
qualquer localidade):- permite a rastreabilidade da utilização
farmacêutica, eventualmente relacionando esta informação para fins
epidemiológicos e econômicos e avaliação de utilização de remédios,
além de auxiliar os usuários através de regras e avisos, controle de
prescrição simples ou em grupos
Este componente de
sistema trabalha independente de uma conexão de rede, e as informações
coletadas são periodicamente enviadas para o servidor central, através
de regras pré-estabelecidas. O sistema sincroniza a sua base de dados
local com a do servidor sempre que é estabelecido uma conexão de rede,
podendo este ser via uma LAN, ou através de linhas telefônicas
(analógicas ou digitais) ou mesmo de conexão de banda larga
b - Clinical Enterprise
Portal – front end
O Clinical Enterprise Portal
é a parte do sistema que executa todas as operações necessárias para a
administração do Portal e centraliza todas as informações coletadas pelo
Clinical Management Client Software.
O seu componente de "front
end" tem como função administrar toda a interação existente entre o
Portal e os diversos níveis de requisição de serviços solicitados em
função dos diferentes níveis de acesso permitidos, sendo que no futuro,
este poderá ser tornar um Portal multicanal, administrando interações
originadas pelos mais diversos conexões de rede como quiosques multimída,
palmtops, telefones móveis, etc...
c - Clinical Enterprise Portal – back end
Este componente de sistema
é responsável por todos os serviços oferecidos:- centralização de dados
do cliente, data warehouse e data mining, indexação, serviço de mensagem,
comunicação de dados para diferentes sistemas (de hospitais,
laboratórios). Este componente representa a inteligência do processamento
de dados, permitindo a coleta de dados de paciente em tempo real para
avaliação e otimização do processo de saúde, auxiliando a análise
integrada de patologias e tratamentos.
3- Entidades estaduais envolvidas
Integram o projeto as
seguintes unidades e/ou entidades:
- Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu
– UNESP
- Hospital Regional de Bauru
- Secretaria Executiva de Informática da
S.E.S. – S.P.
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