O Governo Federal  http://www.governoeletronico.gov.br  - concede prêmios pelos projetos públicos de e-gov. 

Dentre 129 projetos analisados, SABESP e Segurança Pública de São Paulo foram agraciados na categoria Governo para Cidadão - G2C,  respectivamente com o primeiro e segundo, Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico:

SABESP recebe 1o. Prêmio pelo seu "Aplicativo de Suporte ao Pregoeiro". Este aplicativo será distribuído em CDs para Órgãos e Secretarias do estado de São Paulo a partir de 2003.

Basicamente essa nova modalidade de compras públicas, o "Pregão Eletrônico" permite que em cerca de 1 hora, toda a burocracia pública exigida por Lei possa ser cumprida de forma otimizada em seus processos:
- Os licitantes devem ter cadastro previamente aprovado;
- No entanto, a documentação exigida é aberta somente para o proponente vencedor de menor preço, e somente se, este for impugnado, é que o proponente de segundo menor preço tem sua documentação aberta;
- Um leloeiro oficial, que fez um curso na FUNDAP, usa o Aplicativo para automaticamente gerenciar o Pregão e elaborar a Ata que adjudica o vencedor;
- Há um cadastro de Materiais, um cadastro de Referência de Preços e um cadastro de Fornecedor que são usados pelo Aplicativo;
- A cada rodada de leilão são comparados os lances e aqueles que tiverem valores 10% acima do menor lance são excluídos da rodada seguinte de oferta de preço;
- A cada rodada licitantes podem declinar de continuar a baixar o preço e portanto se auto excluem da Pregão.
- O último licitante, que apresentou a melhor oferta de preço, tem sua documentação aberta, e se esta for aprovada, o leiloeiro, antes de lhe conceder o direito de venda para o lote buscado no Pregão, negocia ainda menor preço antevendo mudanças conjunturais no mercado e queda do preço futuro do produto;

Durante reunião de dez/2002 do Sistema Estratégico de Informação, Luiz Fernando Guimarães da SABESP fez exposição do aplicativo e simulação do Pregão para uma platéia de mais de 60 técnicos e representantes de informática das Secretarias e Órgãos do Estado. Veja foto aqui

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA/SP recebe o 2o. Prêmio pela implantação do Plantão Eletrônico - um serviço disponível no site da SSP http://www.ssp.sp.gov.br permite à população efetuar boletins de ocorrência através da Internet, sem necessidade de se deslocar a um distrito policial. Os tipos de ocorrência possíveis de serem registradas são: furto de veículos, furto e perda de documentos, furto de celular, furto de placas de veículos e desaparecimento de pessoa. Atualmente, mais de 9.000 boletins são elaborados por mês, conforme informa Alexandre Paladini da SSP/SP.

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