Comunico que, coroando um processo que contou com o esforço e colaboração dos diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo, encontra-se disponibilizada, desde o dia 26/07/2001, a terceira edição do Guia da Oferta de Informações e Sistemas. O aplicativo que nas versões anteriores (1996 e 1998) encontrava-se na Rede Executiva do Governo (Lotus Notes), desta feita migrou para a Internet, onde pode ser acessado diretamente pelo endereço http://www.guiaoferta.sp.gov.br  , ou por meio do portal do Governo do Estado - http://www.saopaulo.sp.gov.br - possibilitando assim seu acesso à toda a sociedade. Parte integrante do Sistema Estratégico de Informações, o Guia tem como objetivo fornecer um catálogo das informações existentes dentro dos sistemas informatizados da administração pública estadual. Por várias entradas o usuário chega a um conjunto de cerca de 1.100 formulários que contém um resumo do conteúdo e as principais características dos diferentes sistemas, os quais servem de suporte às principais atividades de planejamento e ações pertinentes ao setor público, abrangendo aspectos administrativos, operacionais, cadastrais, estatísticos, metodológicos e de documentação.

Nesta edição, foi incorporada ainda uma novidade: um segundo módulo que reúne informações sobre os ambientes de informática existentes nos órgãos públicos paulistas, onde se mostra a situação da área de informática nas instituições públicas estaduais, no que se refere a ambientes, equipamentos, programas e recursos humanos existentes. Também por meio de formulários detalham-se os ambientes (grande e médio portes, microinformática, internet e intranet), equipamentos, formas de conexão utilizadas e pessoas alocadas no setor de informática por tipo de atividade e nível de escolaridade.

O Guia é fruto de uma atividade integrada entre as instituições públicas, em que tiveram participação decisiva os coordenadores do Sistema Estratégico de Informações. A elaboração do vocabulário de recuperação, a criação das interfaces de recuperação e a gerência executiva do produto ficaram a cargo da Fundação Seade, enquanto a construção do aplicativo coube à Prodesp.

Atenciosamente

Antonio Angarita
Secretário de Governo e Gestão Estratégica
do Estado de São Paulo