Com relação ao Sistema Autônomo (Autonomous System), trata-se de um grupo de redes IP que é gerenciada por um ou mais operadores de rede que possuem uma clara e única política de roteamento. Cada Sistema Autônomo (A.S.) tem associado um número que é utilizado como um identificador do Sistema Autônomo para troca de rotas com outros sistemas externos. Protocolos de roteamento externo, tal qual BGP, são utilizados para troca de rotas entre Sistemas Autônomos.

 

A PRODESP, como Administradora do ambiente internet do Governo do Estado de São Paulo (GESP), e com o objetivo de implementar uma política de roteamento capaz de garantir a alta disponibilidade deste ambiente, formalizou através de processo interno nº. 081.495 em 19/01/2006, o seu ASN (Autonomus Systems Number) junto ao LACNIC (Latin American and Caribbean Internet Adresses Registry) registrado sob o número AS28637 e  designado como A.S. GESP (Sistema Autônomo do Governo do Estado de São Paulo).

 

O serviço de Trânsito Internet abrange o fornecimento da conectividade do A.S. GESP com o A.S. Telefônica, bem como a troca de tráfego entre o A.S. GESP e a Internet, através do A.S. Telefônica.

 

Com o advento do suporte necessário à execução de Programas de Governo Eletrônico (e-Gov) como, por exemplo, os projetos NF-e (ofício SEFAZ DTI nº 376/2006) e BEC (ofício SEFAZ DTI nº 135/2007), os quais exigem redundância da prestação do serviço de Trânsito Internet do Governo do Estado, que inclui o serviço de conectividade para transmissão de dados, bem como o serviço de provimento de troca de tráfego com a Internet, tornou-se imprescindível a contratação da redundância para provimento deste serviço.